A importância do sono

October 20, 2016

 

Uma das reclamações mais comuns entre as pessoas de hoje é a insônia, ou a falta de um sono de qualidade ou até mesmo a falta completa de sono. Infelizmente, esta é uma situação que já se tornou comum para uma grande parte da população, que já se acostumou com o dormir mal em sua rotina.

A falta de um sono de qualidade crescente nos dias de hoje está muito associada ao aumento do estresse da população, uma consequência de uma rotina que está cada vez mais cheia de cobranças e de tarefas, fazendo com que a cabeça não pare de trabalhar nem mesmo no momento em que se está deitado, o que acaba causando a insônia frequente.

O que poucos sabem é que dormir mal pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde e sua aparência. Exatamente pensando nisso é que nós reunimos aqui uma série de informações que vão mostrar a importância do sono, tudo para que você não perca tempo em procurar um especialista caso esteja sofrendo com problemas do sono e melhore não só a sua saúde, mas também a sua qualidade de vida diária.

 

Mais do que apenas um elemento de descanso

 

Se existe um elemento ao qual as pessoas nunca devem se acostumar é o dormir mal. Isso porque, esse detalhe aparentemente inofensivo pode causar uma série de prejuízos a sua saúde que a maioria das pessoas simplesmente desconhece por achar que a insônia é algo normal, já comum em suas vidas.

O sono é um período de repouso que dura geralmente oito horas no qual há a suspensão temporária da atividade motora voluntária e também da perceptiva-sensorial. É durante este período, muitas vezes menosprezado por uma grande parte da população é que o organismo consegue realizar funções importantes para o seu bom funcionamento e para a saúde corporal.

É durante o sono que o corpo consegue fortalecer o sistema imunológico e também liberar diversos hormônios, como aquele responsável pelo crescimento e também a insulina. Mais ainda, também é o período onde há a consolidação, além de ser quando a pele fica mais bonita e saudável, sendo também o período de descanso e de relaxamento da musculatura corporal.

Tudo isso faz com que o sono seja algo essencial para uma vida saudável. Isso significa que, caso você sofra com qualquer desordem no sono, é importante que você procure um profissional no assunto para entender o que está acontecendo e conseguir tratar isso.

Tudo porque entre os prejuízos que a falta de sono traz estão a diminuição do vigor físico, problemas com equilíbrio, atenção e memória, envelhecimento precoce da pele, aumento da suscetibilidade corporal a infecções, diminuição da velocidade de raciocínio, aumento de chances de se ter obesidade, diabetes e hipertensão, além de afetar o humor de maneira negativa e trazer consequências ruins para a aparência, como ar de cansaço e olheiras profundas.

Com tudo isso, podemos perceber que apesar de não parecer importante, um bom sono é essencial para um bom funcionamento do organismo e também para a prevenção de diversas condições.

Share on Facebook
Share on Twitter