Actigrafia

Sono

Os parâmetros do sono são estimados tendo como base a polissonografia. Para isso foram realizados experimentos em que a actigrafia e o exame de polissonografia eram feitos simultaneamente.

Cronobiologia

A partir do registro do ritmo de atividade e repouso é possível calcular a fase, amplitude e os níveis de fragmentação e reguridade.

Atividade física

A partir do registro de atividade é possível identificar os níveis e separar em sedentário, leve, moderado e vigoroso. 

Método não invasivo que mede e registra o nível de movimentação a cada minuto. A partir dos resultados é possível estimar parâmetros do sono e registrar o ritmo de atividade e repouso. O actígrafo é o equipamento utilizado nesse método e se assemelha a um relógio, sendo utilizado geralmente no membro não-dominante. No interior do actigrafo existem três componentes principais: acelerômetro, processador e memória. O acelerômetro mede a movimentação, o processador calcula o nível de movimentação a cada intervalo de tempo e grava na memória. E o dado registrado na memória é depois enviado para o computador onde são feitas análises do sono, de cronobiologia e de atividade física.